Professor Carlos Alberto Figueiredo da Silva - Escritor do Livro Racismo no Futebol




DISCIPLINA ATIVIDADE FISICA, EXCLUSÃO E INCLUSÃO

Carlos Alberto Figueiredo da Silva



DISCIPLINA ATIVIDADE FÍSICA INCLUSÃO E EXCLUSÃO

CRONOGRAMA DE 2018.2

 

Agosto
28 Carlos Figueiredo
Setembro
04 Carlos Figueiredo
11 Carlos Figueiredo
18 Carlos Figueiredo
25 Carlos Figueiredo
Outubro
02 Alfredo Faria Junior
09 Alfredo Faria Junior
16 Todos
23 Roberto Santos
30 Roberto Santos
Novembro
06 Marcio Dutra
13 Marcio Dutra
20 Maurício Murad
27 Maurício Murad
Dezembro
04 Renata Osborne
11 Carlos Figueiredo

 

AGOSTO

28 Carlos Alberto Figueiredo da Silva

Avaliação de entrada

? Questionário 1

 Texto de apoio - Inclusão e Integração

 Livro de apoio - Racismo no Futebol

 

SETEMBRO 

04 Carlos Alberto Figueiredo da Silva

Filme VERMELHO COMO O CÉU

? Questionário 2

Quiz presencial - texto: Inclusão e Integração

 Slideshare - Sociedade Inclusiva

 APRENDIZAGEM DIGITAL EM GRUPO - Texto de apoio: Espetáculo e Reflexividade

 

11 Carlos Alberto Figueiredo da Silva

Pegada ecológica

? Questionário 3

Texto 2 - O tripé da sustentabilidade 

Texto 3 - Another Bottom Line 

Texto traduzido ANOTHER BOTTOM LINE

Postado por Richard Farr

Um número crescente de pessoas parece estar interessado em considerar questões ambientais quando tomam decisões importantes, mas como você considera o meio ambiente?

Legisladores muitas vezes cometem erros ou mais do que poderiam. Por exemplo, quando os CFCs foram banidos porque estavam esgotando a camada de ozônio, os HCFCs de substituição eram menos prejudiciais a esse respeito, mas eram poderosos gases de efeito estufa. Assim, você pode ser poupado de um câncer de pele do tipo em que estávamos todos preocupados na década de 1980, mas você (ou o fornecimento de alimentos) estará em maior risco de eventos climáticos extremos à medida que o planeta aquecer.

 Da mesma forma, a legislação promoveu lâmpadas fluorescentes compactas porque economizam energia quando comparadas ao tipo incandescente, mas (entre vários problemas) contêm mercúrio: um material horrivelmente tóxico que realmente não precisamos de mais em nossas casas. Muitas vezes, você resolve um problema e apresenta outro.

Lâmpadas fluorescentes compactas: ame-as ou odeie-as?

A solda sem chumbo procura resolver o problema da toxicidade, mas o novo material requer maiores temperaturas de processamento e apresenta problemas de confiabilidade. As turbinas eólicas fornecem uma fonte de energia com baixas emissões de carbono, mas dizem prejudicar o comércio de turistas e representam um perigo para as aves migratórias.

Basicamente, você não pode melhorar as questões, a menos que você entenda o "quadro geral" e esteja preparado para enfrentar alguns compromissos difíceis. Sempre foi sobre compromissos. Elkington [1994] mostrou-nos isso com um apelo à contabilidade "Triple Bottom Line" (TBL), buscando soluções que sejam socialmente justas, ambientalmente sólidas e comercialmente viáveis. Praticamente todos os praticantes de sustentabilidade estão familiarizados com a representação do Diagrama Venn do TBL e aceitam que a sustentabilidade seja encontrada somente na interseção dos três conjuntos.

Triple Bottom Line (TBL).

O conceito da Triple Bottom Line, expresso como um Diagrama Venn

Isso ajuda um pouco porque podemos ver que, para encontrar soluções que atendam aos três requisitos, talvez seja necessário fazer compromissos. As grandes empresas abordam essa necessidade através de seus programas de responsabilidade social corporativa; talvez financiando projetos de desenvolvimento ou melhoria local, em troca de ter permissão para fazer negócios em um determinado local. Com efeito, eles tomam um (pequeno) sucesso na lucratividade, a fim de ganhar corações e mentes através da manipulação de questões sociais ou ambientais.

A ideia de que as turbinas eólicas nas encostas estão prejudicando o comércio turístico porque estragam a visão exige que nós (ou melhor, nossos legisladores) façamos uma escolha entre a energia de baixo carbono e a rentabilidade de uma indústria local: pesando planeta versus lucro. No entanto, nem todos os compromissos cruzam os limites entre as categorias TBL: a preocupação de que nossa fonte de energia renovável e com baixas emissões de carbono possa cortar visitantes em uma névoa é uma compensação de planeta versus planeta. Isso torna as coisas complicadas.

O que eu venho a suspeitar é que precisamos de uma quarta linha de fundo. Nisso, não estou sozinho. No contexto da gestão da terra, Williamson e Wallace [2007] adicionaram padrões de governança como uma quarta dimensão. No turismo sustentável, Tjolle [2008] dividiu a dimensão "pessoas" em questões sociais e culturais-éticas, e Hughey e Coleman [2007] aplicaram a mesma subdivisão em um estudo do governo local. Mahoney e Potter [2004] também subdividiram "pessoas", quando representavam expressamente as avaliações de impacto da saúde como uma quarta categoria, enquanto que para Burke [2006], a quarta dimensão era a espiritualidade. Outros praticantes adicionaram ainda mais.

Contudo, eu quero dividir a categoria 'planeta' em duas. Eu acredito que existem dois tipos de consideração ambiental: o local e o global. Para chamar todas as considerações ambientais, o "planeta" é entender mal as sutilezas do sistema natural que estamos tentando defender através da contabilidade ambiental. Meu hipotético "dilema de guillemots contra turbinas eólicas" mostra uma compensação que exige que avaliem quanto valorizamos a vida selvagem local contra a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa que afetam o mundo inteiro.

É difícil desenhar um Diagrama Venn com quatro conjuntos. Estritamente falando, é impossível, porque um Diagrama de Venn deve usar círculos, e com quatro círculos você não obtém todas as sobreposições necessárias. Se você usa elipses ao invés de círculos, é possível: você pode ver o meu diagrama de linha inferior quadruple proposto abaixo.

Linha inferior quadruple
Diagrama conceitual de Venn para uma linha inferior quadruple.

Bonita. Mas isso faz muito? Bem, não por conta própria. Isso ainda requer um pensamento inventivo das partes interessadas se as soluções forem encontradas, mas a experiência da humanidade com lâmpadas, refrigerantes, eletrônicos, geração de energia e tudo mais sugere que somos uma espécie inventiva. Vincular soluções não é o problema; é na compreensão das consequências que tropeçamos. Talvez um sistema de contabilidade Quadruple Bottom Line ajude.

Como um primeiro passo, o diagrama abaixo tenta categorizar uma variedade de questões que um legislador pode enfrentar. Questões atribuídas a uma linha inferior quádrupla.
Categorização inicial de problemas, usando uma abordagem Quadruple Bottom Line. O "grande problema" é que, embora seja muito bom na contabilidade quando se relaciona com o comércio - onde temos mecanismos como o mercado, o banco, as auditorias e a moeda como meio de troca - a ciência de medir danos, feridos ou desperdícios, em um contexto mais geral está muito menos desenvolvido. Quão ruim o cheiro de um negócio local deve se tornar antes que os residentes possam exigir recompensas? Quanto vale uma espécie de borboleta? O congestionamento do tráfego é um problema pior do que a falta de água? Claramente, o trabalho árduo ainda não foi feito.

Diagrama de Venn 

Energia eólica em chamas

 

18 Carlos Alberto Figueiredo da Silva

Texto 4 - Etnométodos de exclusão

Década Internacional dos Afrodescendentes

 

25 Carlos Alberto Figueiredo da Silva

 Avaliação 1 - Construção de um texto durante a aula, que verse sobre algum dos tópicos desenvolvidos até a aula anterior. O tópico será sorteado no mesmo dia. Pode-se consultar qualquer material.

O texto deverá conter:

1 Importância geral do tema que está a ser analisado e as suas relações.

2 Significado do tema em análise

- Definição de cada tema/conceito (âmbito)

- Explicar, ao pormenor, a importância do tema (Porquê estudar este tema?)

- Estudos que já abordaram este tema/conceito

3 Porque estudar novamente (...o gap)

- Porque é que justifica estudar novamente este tema/conceito

4 Objetivo(s) do trabalho

 

 

 

 

 

 

EMENTA

MESTRADO ACADÊMICO ATIVIDADE FÍSICA, EXCLUSÃO / INCLUSÃO SOCIAL - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA COMUM

Créditos: Carga Horária: 60

Área(s) de Concentração:
ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E SOCIEDADE

Objetivos:

Identificar, descrever e compreender o conceito de inclusão, com base nos princípios da inclusão e da normalização.
Analisar as racionalidades instrumental e substantiva e o papel produtivo na exclusão social.
Discutir a tensão exclusão/inclusão em diferentes grupos e contextos, avaliando as possibilidades da atividade física no processo de conscientização e transformação social.

Justificativa/Histórico:

A disciplina aborda o papel do sistema produtivo, emprego, salário e mercado de trabalho e trata da exclusão social para além do determinismo econômico - a fragilização do liame social. Nessa perspectiva, reunirá - para reflexão - as críticas ao neoliberalismo e globalização, em função da busca por uma sociedade mais igualitária e justa. Finalmente, discutirá a tensão exclusão/inclusão na sociedade, na educação e na educação física brasileira.

Conteúdos:

Inclusão: origem do termo, evolução do conceito, aplicação na área da atividade física. Princípio da inclusão e da normalização.O papel do sistema produtivo emprego, salário e mercado de trabalho na exclusão social para além do determinismo econômico - a fragilização do liame social. Críticas ao neoliberalismo e globalização, em função da busca por uma sociedade mais igualitária e justa. A tensão exclusão/inclusão na sociedade, na educação e na educação física brasileira. A experiência da educação física no processo de luta pela permanência de alunos da classe trabalhadora na escola. A tensão exclusão/inclusão na questão do desporto de masters. Subgrupos excluídos da prática das atividades físicas como os pouco talentosos, os abúlicos, os obesos (obesidade infantil), os portadores de HIV, os hipertensos (hipertensão infantil), os homossexuais, e os idosos.

Avaliação: a nota final será composta pelas tarefas, questionários e trabalhos solicitados ao longo da disciplina. 

 

Bibliografia

BECK, Ulrich et. al. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP, 1997.

DEVIDE, Fabiano Pries. Gênero e Mulheres no Esporte: História das Mulheres nos Jogos Olímpicos Modernos. Ijuí: Unijuí, 2005.

MARQUEZINE, Maria Cristina et. al. Inclusão. Londrina, PR: Eduel, 2003.

SENAC. Transversalidade e Inclusão: Desafios para o Educador. São Paulo: Editora SENAC, 2003.

SIMÕES, Antonio C. Mulher & Esporte: mitos e verdades. São Paulo: Manole, 2003.

SIMÕES, Antonio Carlos; KNIJNIK, Jorge Dorfman (orgs.). O Mundo Psicossocial da Mulher no Esporte: comportamento, Gênero, Desempenho. São Paulo: Aleph, 2004.

SILVA, C.A.F.; SILVA, H. H. C. Desafios da Educação Física inclusiva: integrar ou incluir? Augustus, Rio de Janeiro, nº 21, p. 23-30, jul/dez, 2006.

 

 
 

livros 
Tua cor é o que eles olham

Livro Organizado pelo Prof. Carlos Figueiredo
 
sites 

A arte de pesquisar
ABEC
ABED
Acordo Ortográfico
AGENDA 2020 - Comitê Olímpico Internacional
AGENDA 2030 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Amor de índio
Índice de Prosperidade dos Países
APA Ajuda on line
Aprenda Idiomas
Aprenda Inglês On line Free
Archivos de Medicina del Deporte
Banco de Teses em Educação Física
BNI
Bulletin of Latin American Research
Burning man
CÂMBIO
CÁLCULO AMOSTRAL
CAPES
Carreira Pública
Centro Esportivo Virtual
CEV BACKSTAGE
Ciências do Esporte
CLIMA
COLETIVO LUTAR E CONSTRUIR
Comunidade França Brasil
Concursos
COUNTRY METERS
Curso de Francês
Empregos em todo o Brasil
Empregos no UK para professores
ESCOLAS DE INGLÊS NA IRLANDA
FALCON EDITING
FASTFORMAT
FCT Portugal
FRANCÊS corretor ortográfico
FUNDO PARA PESQUISA
Geographic information system
Germinal
GLOBAL CITIES INDEX
IDEB
International Review for de Sociology of Sport
Journal of Biosocial Science
Journal of Technology Management & Innovation
Legislação sobre Inclusão
LIBRARY GENESIS
Livre Docente
Livre Docente decreto
Livro Política de Esportes para a Juventude
Livro sobre o MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO
Livros On Line Projeto Gutenberg
Livros On Line Biblioteca Mundial Digital
Livros On Line Centro Virtual Camões
Livros On Line Domínio Público
Maine de Biran
MEC LEGIS
Motricidade - Revista Portuguesa
Nações Unidas
Núcleo de Pesquisas Aplicadas às Políticas Públicas de Esportes e Lazer
PASSAPORTE PORTUGUÊS EM PORTUGAL
PDF TO WORD
PHYSICAL EDUCATION AND SPORT PEDAGOGY
Plágio - Copia e Cola
PLÁGIO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Plataforma democrática
Portal da Inovação
Portal do cidadão Portugal
Pressão Arterial e Risco
Projetos Esportivos Sociais
QUALIS
Ranking Mundial das Universidades
Ranking of World Universities - Shanghai
Ranking SCImago Institutions Rankings (SIR)
Ranking The World Top Incomes
Ranking TIME
Ranking Top Universities
Raspadinhas
REGISTRO DE OBRAS
Relatório Objetivos do Milênio
REVISTA ANDALUZA DE MEDICINA DEL DEPORTE
Revista Arquivos em Movimento
Revista Augustus
Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde
Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde
Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências Sociais
Revista Brasileira de Crescimento de Desenvolvimento Humano
Revista Brasileira de Educação
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (USP)
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Revista Ciência e Movimento
Revista Corpus et Scientia
Revista Cultura, Ciencia y Deporte
Revista da Educação Física/UEM
Revista de Educação Física (Exército)
Revista Educación Fisica y Deporte
Revista Espacios
Revista Esporte e Sociedade
Revista Estudos Feministas
Revista Etnográfica
REVISTA EUROPEAN JOURNAL OF SPORT SCIENCE
Revista Human Movement
Revista Human Movement Science
Revista Intercontinental de Gestão Desportiva
Revista Internacional de Ciencias del Deporte
REVISTA INTERNACIONAL DE MEDICINA E CIÊNCIAS DEL DEPORTE
Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte
Revista International Journal of History of Sport
Revista International Journal of Sport Management
Revista International Journal on Active Learning
REVISTA JOURNAL OF DANCE MEDICINE AND SCIENCE
REVISTA JOURNAL OF DANCE MEDICINE AND SCIENCE
Revista Journal of Operations and Supply Chain Management
Revista Journal of Physical Activity and Health
Revista Journal of Physical Education and Sports Management
Revista Journal of Teaching im Physical Education
Revista Journal of the Philosophy of Sport
Revista Lecturas Educación Fisica y Deportes
Revista Licere
Revista Linhas
Revista Lua Nova
Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte
REVISTA MAIS ANTIGA DA EUROPA (Edições de 1665 a 1946) - Le Journal des Sçavans
REVISTA MAIS ANTIGA DA EUROPA (Edições de 1909 a 2013) - Le Jornal des Sçavans
REVISTA MAIS ANTIGA DA EUROPA (Edições de 2008 a 2017) - Le Journal des Sçavans
Revista Motricidade
Revista Motrivivência
Revista Motriz
Revista Movimento
Revista Pensar a Prática
Revista Physical Culture and Sport Studies and Research
Revista Polis
Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
Revista Pulsar
Revista Salusvita
Revista Soccer and Society
Revista Sport, Education and Society
Revista Sportis
Revista the Open Sports Sciences Journal
Revista Veredas
Revista Virtual de Cultura Surda
Rio Convention Bureau
SCI HUB
Science & Sports
SCIENCE AND SPORT
SCIENCE AND SPORT
SEER
SF-36
SMALLPDF
Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos
Solidariedade Olímpica
Sustainable Brands
Teoria dos memes
The Global Information Technology Report 2009-2010
The Journal of the Leisure Studies Association
The Venus Project
The Zeitgeist Movement
UCINET
WARWICK
WEBQDA
WORDLE
ZOOM CONFERÊNCIAS

Veja outros..

 

Webdesign e tecnologia by 3ip.