Carlos Alberto Figueiredo da Silva
Carlos Figueiredo.org
por Carlos Alberto Figueiredo da Silva
AUTOEXCLUSÃO-EDUCAÇÃO FÍSICA-REALIDADE

Este livro apresenta três estudos realizados no programa de pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Universidade Salgado de Oliveira. Inseridos na linha de pesquisa Atividade Física, Cultura e Sociedade, os trabalhos refletem sobre as dificuldades encontradas por professores na participação de discentes nas aulas práticas da Educação Física. O primeiro trabalho focaliza o Ensino Superior; o segundo e o terceiro, o Ensino Médio.

Em O fenômeno do afastamento de discentes de educação física das aulas práticas, Patrícia do Amaral, Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Giannina do Espírito-Santo e Renata Osborne discorrem sobre as dificuldades encontradas, por alguns discentes, em realizar determinadas atividades e outros que se recusam a participar das aulas. Este fato foi motivador para o estudo e gerou a seguinte questão: que motivos podem contribuir no afastamento dos discentes em licenciatura em Educação Física das aulas práticas durante a formação acadêmica? Os objetivos do estudo foram: i) analisar os fatores que levam os discentes de educação física de uma universidade privada no estado do Rio de Janeiro a não participarem das aulas práticas; ii) identificar as expectativas e o interesse de participação dos alunos em relação às aulas práticas; iii) mapear as variáveis que podem contribuir na não participação dos alunos nas aulas práticas; iv) apontar as disciplinas de maior importância e as disciplinas que apresentam desmotivação, na visão dos discentes, em sua formação; e v) verificar o entendimento de prática na preparação profissional dos graduandos. Trata-se de um estudo de caso, com característica descritiva e uma abordagem quantitativa.

O segundo trabalho Proposta de intervenção na educação física escolar do ensino médio: projeto coletivo, de Rachel Pereira Pardal Ciaravolo, Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Roberto Ferreira dos Santos e Adriana Martins Correia, apresenta uma análise de um projeto de intervenção em aulas práticas de Educação Física escolar em uma turma de primeira série do Ensino Médio. Para cumprir o propósito do estudo, foi elaborado um projeto coletivo de intervenção caracterizado pela aplicação prática em trinta e quatro aulas durante o primeiro semestre do ano de 2017. Trata-se de um estudo qualitativo cujo referencial teórico metodológico foi apoiado na pesquisa-ação.

O terceiro trabalho Relações entre desigualdades de gênero e autoexclusão de alunas das aulas de Educação Física no Ensino Médio de Simone Berto da Costa, Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Roberto Ferreira dos Santos e Ricardo Ruffoni, aborda que ao passar dos anos, e principalmente ao chegar ao Ensino Médio, é notável que nem todos os alunos encontram-se inseridos e participam efetivamente das aulas. Ao analisar este fenômeno de maneira ainda mais detalhada, percebe-se que, dentre esta parcela de alunos que se encontra afastada das aulas, existe uma maior incidência de meninas. O estudo teve como objetivo discutir a influência das desigualdades de gênero no processo de autoexclusão de alunas das aulas de Educação Física no Ensino Médio. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, com aporte do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

 

BAIXE GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI 

ASSISTA AO VÍDEO