Carlos Alberto Figueiredo da Silva
Carlos Figueiredo.org
por Carlos Alberto Figueiredo da Silva
Escolas, Violências e Educação Física

Você pode adquirir o livro pela Amazon

Nós organizadores, pensamos este livro e compartilhamos as nossas preocupações com os colegas que de ombro a ombro dividiram essa responsabilidade conosco.

Além de agradecer à parceria, poderíamos ainda tomar como nosso título "O que nos une" nesse momento. Pensar, pesquisar, escrever e divulgar sobre a nossa escola, a escola que temos, mas sobretudo a escola que queremos, suas possibilidades históricas e filosóficas. Para sermos mais precisos: o que nos uniu quando começamos a elaborar esse livro? A nossa escola - questionando o presente e propondo perspectivas de futuros.

A escola é uma das mais relevantes instituições sociais da história da humanidade desde as sociedades do Oriente antigo,especialmente a partir da China Clássica, donde se destacou, o contexto pedagógico, o ideário sócio-dinâmico e educacional a filosofia de Confúcio, considerada a primeira tábua de filosofia da educação, sistemática e consistente, fundadora e inaugural, para as demais que vieram a seguir, como deve ser ressaltada a maiêutica socrática, já na Grécia Clássica. A escola - e isto é consensual - é uma instituição imprescindível para a construção de uma vida social civilizatória. Assim, estudar, refletir, pesquisar, questionar e propor deve ser uma constante para todos aqueles que estão preocupados com o bom andamento das estruturas sociais, no sentido amplo e profundo, que deve ser dado ao conceito de desenvolvimento cultural, social e humano.....