Carlos Alberto Figueiredo da Silva
Carlos Figueiredo.org
por Carlos Alberto Figueiredo da Silva
Tua cor é o que eles olham

O grito de realidade irrompe o silêncio e o monólogo da academia para clamar por diálogos sólidos e consistentes com a sociedade. O movimento se inicia e os estudos corporificam fragmentos do complexo societal e as áreas de conhecimento se apresentam, consubstanciando as lutas sociais em prol da igualdade de condições sociais, religiosas e outras. No campo da Educação Física, lugar de expressão do ser pelo movimento corporal, as marcas do vivido nessas lutas se evidenciam.
TUA COR É O QUE ELES OLHAM é a apresentação
da diversidade esportiva como lugares de encantos e desencantos que recuperam as dores da constituição das relações étnico-raciais na sociedade brasileira. Obra originária do esforço do professor e pesquisador Carlos
Alberto Figueiredo da Silva, que há mais de uma década se lança em estudos e projetos a favor da etnometodologia, relações étnico-sociais e esporte, inclusão social, projetos esportivos sociais.
Com TUA COR É O QUE ELES OLHAM a questão
metodológica emerge: qual seria a estratégia a ser adotada para apresentar um tema tão caro à sociedade atual, como a de relações étnico-raciais? A resposta é constituída coletivamente com os autores colaboradores
dessa obra, a partir de textos ricamente elaborados, com critério de leveza na linguagem e respeitabilidade ao tema, entrelaçados com a força da ciência para elucidar seu peso para superar seu esvaziamento.

TUA COR É O QUE ELES OLHAM pensa a
africanidade, afrobrasilidade e os povos indígenas. Provoca reflexões sobre as relações étnico-raciais e o esporte na mídia, na produção científica e na legislação.
É uma obra que organiza os discursos refletores da urgência de se gritar o apelo e convite para novas atitudes tanto ética como humanizadora.
Profª Drª Cristina Novikoff
Formada em Educação Física e Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Coordenadora
do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para a Formação de Professores -
LAGERES; Professora da Universidade Federal de Campina Grande.