Professor Carlos Alberto Figueiredo da Silva - Escritor do Livro Racismo no Futebol




PORTER E BALANCED

Carlos Alberto Figueiredo da Silva



PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2011/2016

ANÁLISE DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM

EDUCAÇÃO FÍSICA

  

5 FORÇAS DO PORTER

CLIENTE:

A fim de traçarmos o perfil do aluno, utilizamos como metodologia analisar os dados principais já tabulados pelo setor de avaliação institucional, além dos arquivos do processo seletivo e desempenho no primeiro período referentes aos três últimos períodos, nos cursos de licenciatura e bacharelado, nos turnos manhã, tarde e noite, das unidades Bonsucesso e do curso de Licenciatura, turnos tarde e noite, da unidade Campo Grande.

Dentre os itens selecionados, apontamos o perfil do aluno pela preponderância das características. Não se observou diferenças no perfil predominante nos diferentes períodos de ingresso, turnos ou mesmo nos cursos. As únicas variações que alteram o ranqueamento do perfil referem-se às diferentes unidades

 

PERFIL PREDOMINANTE DO ALUNO EDF BONSUCESSO

Homem (aprox. 60%), com idade até 25 anos, renda familiar de até três salários mínimos (68%), trabalha e ajuda a família, cursou a maior parte do ensino médio em escola pública e escolheu a Faculdade pela oportunidade de bolsa de estudo.

 

PERFIL PREDOMINANTE DO ALUNO EDF CAMPO GRANDE

Homem (aprox. 60%), com idade até 21 anos, com renda familiar de até três salários mínimos (54%), trabalha e ajuda a família, cursou a maior parte do ensino médio em escola pública e escolheu a Faculdade por motivo de preço acessível, proximamente seguido pelo fator de proximidade da residência e boa imagem da IES e do curso.

 

Como se pode observar, o perfil predominante do aluno nas duas unidades é bastante semelhante. No entanto, o quesito "motivo de escolha da IES" já aponta que o aluno de Campo Grande, embora tenha o fator preço como mais relevante, também considera de forma significativa a localização geográfica e a qualidade. O detalhamento dos gráficos abaixo permite observar que na unidade da Zona Oeste os aspectos financeiros adquirem menor peso em relação à unidade Bonsucesso  

 

Em relação ao desempenho dos alunos no primeiro período, percebemos que a disciplina Leitura e Produção de Texto foi a de maior índice de reprovação entre as disciplinas presenciais, seguida de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Dança. A disciplina oferecida à distância, Metodologia do Trabalho Acadêmico e Científico, obteve um índice de reprovação (40% da amostra selecionada) semelhante ao da disciplina de leitura. Cabe investigar se temos aí um caso de dificuldade acadêmica ou de complicação no acesso e entendimento das disciplinas em EAD.

 

CONCORRENTES       

    

 

 

                       
                       
                       
                       
                   
                       
                       

 

ASPECTOS

  

A

B

C

D

E

F

G

 

 

CONCEITO DO CURSO - MEC

L

3

4

3

3

4

3

3

 

 

B

0

3

3

2

3

0

2

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO

 

2

2

3

1

3

2

3

 

 

CORPO DOCENTE

 

2

2

3

0

4

0

 3

 

 

QUALIDADE DO INGRESSANTE

 

3

4

4

 3

4

 3

4

 

 

EMPREGABILIDADE DO EGRESSO

 

3

3

3

4

 3

 3

 

 

OFERTA DE ESTÁGIOS

 

2

2

 3

 2

3

 2

 4

 

 

SALAS DE AULA

 

1

3

 4

 3

2

 3

 4

 

 

LABORATÓRIOS

 

2

3

 4

 3

4

 3

 4

 

 

EQUIPAMENTOS

 

1

4

 4

 3

4

 2

 4

 

 

CURSO DISPONÍVEL EM EAD

 

0

0

 

 

INSTALAÇÕES DA IES

 

2

3

 4

 3

3

 2

 4

 

 

ATENDIMENTO AO ALUNO

 

2

3

 2

 2

3

 2

 2

 

 

LOCALIZAÇÃO

 

3

4

3

 3

4

 3

 4

 

 

IMAGEM NO MERCADO

 

3

3

 4

 3

4

 2

 4

 

 

TRADIÇÃO

 

3

4

 4

 3

5

 2

4

 

 

PREÇO

 

4

3

2

2

2

 3

 2

 

 

PROPAGANDA

 

1

4

 3

 2

3

 2

5

 

 

PARCERIAS

 

2

2

 2

 2

3

 2

4

 

 

ACESSO DE CONDUÇÃO

 

4

4

3

 3

3

 3

3

 

 

ESTACIONAMENTO

 

3

4

 4

 3

4

 3

 3

 

 

                       

 

INSTITUIÇÃO

 

 

 

A

Centro Universitário Celso Lisboa - UCL

 

 

B

Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - Univercidade

 

 

C

Universidade Castelo Branco - UCB

 

 

D

Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy - UNIGRANRIO

 

 

E

Universidade Gama Filho - UGF

 

 

F

Universidade Iguaçu - UNIG

 

 

G

Universidade Estácio de Sá - UNESA

 

                                  

 

 

  

  

NOVOS ENTRANTES:

Não há informações ou indícios que novas IES venham a oferecer os cursos presenciais no entorno de Bonsucesso ou Campo Grande. As concorrentes já existentes oferecem, assim como a FACULDADE, as duas formações em Educação Física.

No site do MEC/INEP há um registro de um curso de Licenciatura em Educação Física no cadastro da IES, no entanto não há qualquer avaliação ou processo vinculado ao mesmo. Na página da IES há o registro de um curso EAD de "escola de Formação de Professores", porém entre as modalidades de licenciatura oferecidas não se encontra a Educação Física.

 

FORNECEDORES:

BACHARELADO: Além dos projetos institucionais, o curso está estabelecendo novas parcerias para a absorção de estagiários e egressos. Como exemplo, podemos citar o CPOR que oferece vagas remuneradas para alunos egressos e estagiários e a parceria com a Centro Esportivo Carlos Castilho, equipamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, na qual contaremos com a oportunidade de vagas nas mais diversas modalidades esportivas. Outras perspectivas também são vislumbradas neste mesmo equipamento, a partir da implantação do projeto "Bola, substantivo feminino" que está em fase de planejamento e vinculado a uma parceria da empresa de telefonia móvel Tim. Um ponto importante a ser destacado é a tendência de uma maior oferta das Academias Cariocas de Saúde, que oferecem atividades de musculação em praças dentro dos moldes do projeto, onde já desenvolvemos na praça Oliveira Belo, em Vila da Penha. Já tivemos ciência da implantação de uma unidade no Complexo do Alemão, no entanto o Coordenador do projeto não se mostrou disponível para o recebimento de estagiários, não conseguimos saber se há alguma IES já envolvida como fornecedora de estagiários. É importante para o curso buscar ocupar espaço neste tipo de iniciativa, não só pelo fato de ser uma atividade estreitamente vinculada ao nosso PPC, mas também pela visibilidade que estes espaços costumam ter na comunidade local e na mídia.

LICENCIATURA: Além de uma ampla gama de escolas privadas, a IES possui convênio com a rede municipal de ensino para a realização dos estágios supervisionados. Aproveitando este vínculo, temos parceria com as Escolas Municipais Pedro Aleixo para a realização também de visitas técnicas e de atividades de prática pedagógico. A referida escola está dentro do projeto "Escola do Amanhã", da Secretaria Municipal de Educação, se constituindo assim em um espaço no qual o estagiário pode vivenciar experiências inovadoras na área da educação.

  

PRODUTOS SUBSTITUTOS

Ambos os cursos tem sua atuação no mercado de trabalho regulamentada pelo Conselho Federal de Educação Física, a partir de uma formação ao nível do Ensino Superior (graduação) garantida pelo amparo da LDB e pelo processo de autorização e reconhecimento do MES. No último ano uma ação do governo federal que tentou instituir a figura do "monitor de esporte" foi duramente combatida pela classe, o que provocou um veto na lei que seria julgada, contendo esta emenda.

 

ANÁLISE PELO BALANCED SCORECARD

 

ANÁLISE FINANCEIRA:

A situação financeira (custos e receita) do curso será fornecida pela Pró Reitoria Administrativa Financeira.

Previsão de oferta de créditos

 

Oferta em 2011.1

Variação 2011.2

Variação 2012.1

Variação 2012.2

Variação 2013.1

LICENCIATURA BS

321

+ 6

+ 4

INTEGRALIZADO

INTEGRALIZADO

BACHARELADO BS

124

+ 4

+ 2

0

+ 4

LICENCIATURA CG (com créditos BEF)

310

- 1

0

0

+ 8

 

A análise acima foi feita tendo como referencial os créditos ainda não oferecidos para a integralização da nova estrutura (variação positiva), os créditos da estrutura antiga que deixarão de ser oferecidos e os créditos do turno manhã de Campo Grande, que está sendo descontinuada (variação negativa).

A previsão também está estabelecida considerando a manutenção dos compartilhamentos entre licenciatura e bacharelado e o compartilhamento parcial entre as turmas de licenciatura de primeiro e segundo período do turno tarde do curso de licenciatura em Bonsucesso.

 

ANÁLISE DOS PROCESSOS:

Como pontos frágeis, o NDE apontou as dificuldades ainda existentes em função dos alunos matriculados nas antigas estruturas, o que provoca compartilhamentos e ainda não viabiliza plenamente o desenvolvimento das disciplinas de 4 tempos, dentro do espírito da nova grade. No entanto este cenário estará praticamente extinto no próximo semestre

As novas estruturas curriculares, bem como os compartilhamentos e disciplinas específicas de cada curso, podem ser apontadas como uma evolução em relação aos currículos anteriores. A destinação exclusiva das Práticas Pedagógicas para a licenciatura permitiu uma melhoria da estruturação das disciplinas da dimensão técnico-instrumental, na medida em que os professores de tais disciplinas passaram a estar desobrigados de relacionar os conteúdos ao contexto escolar, obtendo mais espaço para o conhecimento mais aprofundado das matérias relacionadas a cada expressão de cultura corporal.

Outro ponto de atenção, que também foi evidenciado na avaliação do INEP foi a insatisfação dos alunos em relação à grande espera devido à elevada demanda de atendimentos na coordenação. Como este fluxo varia, se concentrando mais nos inícios e finais de períodos, uma das possibilidades levantadas é a colocação de maior apoio administrativo nestas épocas, viabilizando uma maior cobertura e resolutividade nos atendimentos telefônicos, de protocolos on-line e presenciais. Também é importante frisar que com a integralização da nova estrutura e o desaparecimento das antigas disciplinas, será menor a demanda de atendimento na época da matrícula

Do ponto de vista da coordenação, um ponto frágil levantado é o processo de inscrição no ENADE. O intervalo de tempo entre a apuração do resultado final do semestre e o prazo final do MEC para a inscrição é extremamente exíguo para o grande número de alunos a serem analisados, processamento de equivalências e outras questões que afetam o status de aptidão ao ENADE.

 

ANÁLISE DAS INOVAÇÕES:

Analisando os conteúdos curriculares, desde a última reunião de NDE tem se discutido a importância de um maior incremento dos conteúdos relacionados ao Olimpismo. Também dentro deste tema, um aspecto a ser desenvolvido é uma maior oferta de cursos, palestras, possibilidades de estágio e voluntariado ligados aos grandes eventos que a cidade do Rio de Janeiro cediará.

Além disso, o NDE julgou ser imprescindível o reforço de um dos aspectos que forja a identidade do curso de bacharelado e que ainda é pouco explorado em várias IES: a formação voltada para a área de saúde, fundamentalmente na Atenção Básica. Para isso foi considerado como ponto prioritário a manutenção, incremento e divulgação dos projetos nas praças, bem como uma busca por expansão nos espaços de atividade física comunitária que tendem a se expandir nas comunidades do entorno, principalmente neste momento de "pacificação" das áreas antes dominadas pelo tráfico.

Em relação aos recursos materiais, o NDE considera importante o incremento das instalações específicas. Há a idéia da construção de uma piscina, sugerida pelos avaliadores do INEP, mas também existem outras inovações que demandam menos custo e tempo. Uma das propostas é aproveitar o mezanino e uma das paredes da quadra para a colocação de materiais para o desenvolvimento de escalada e outras atividades de aventura. Esta é uma área que vem crescendo dentro da Educação Física, não só nos esportes da natureza, como também nas atividade indoor, em escolas, academias e espaços de lazer

 

ANÁLISE DO CLIENTE:

Como se constatou na análise do perfil do aluno, os itens bolsa (BS) e preço (CG) foram os que mais se destacaram nos motivos que levaram os vestibulandos a elegerem o curso na FACULDADE. Isto revela que, mesmo optando por não baixar o preço da mensalidade, é importante que a IES continue a ser vista como uma instituição que oferece uma ampla gama de possibilidades de bolsa. No entanto, logo abaixo desta questão já surge a imagem positiva da IES. Isto revela que é preciso investir mais não só na imagem da IES como também na imagem de tradição e qualidade dos cursos. Temos trunfos a partir de 2011.2, como a avaliação nota 4 do curso de bacharelado (aproveitando para desfazer os prejuízos a imagem vivenciados a partir dos problemas como o CREF) e o aniversário de 10 anos do curso de licenciatura. O incremento das instalações e a divulgação da imagem nos projetos de extensão também poderiam contribuir para que os alunos optem pelo curso em detrimento ao de outras IES.

Embora os motivos financeiros predominem nos processos de trancamento, alguns pontos podem ser incrementados para minimizar insatisfações e garantir a adesão dos alunos, entre os quais citamos: uma maior oferta de cursos de extensão e eventos, além das já citadas melhorias nas instalações e no atendimento.

 
 

livros 
AUTOEXCLUSÃO-EDUCAÇÃO FÍSICA-REALIDADE

Este livro apresenta três estudos realizados no programa de pós-graduação em Ciências da Atividade F
 
sites 

Impacto Sport Marketing Quarterly
Impacto 0.2 The International Journal of the History of Sport
A arte de pesquisar
ABEC
ABED
Acordo Ortográfico
AGENDA 2020 - Comitê Olímpico Internacional
AGENDA 2030 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Amor de índio
Índice de Prosperidade dos Países
APA Ajuda on line
Aprenda Idiomas
Aprenda Inglês On line Free
Archivos de Medicina del Deporte
ATLAS DA COMPLEXIDADE ECONÔMICA
B P International publishes
Banco de Teses em Educação Física
Bulletin of Latin American Research
CÂMBIO
CÁLCULO AMOSTRAL
CAPES
Carreira Pública
CDBABY
Centro Esportivo Virtual
CEV BACKSTAGE
Ciências do Esporte
CLIMA
COLETIVO LUTAR E CONSTRUIR
Comunidade França Brasil
Concursos
COUNTRY METERS
CRIAR EMPRESA EM PORTUGAL
Curso de Francês
Custo de vida
DÍVIDA DO MUNDO
DÍVIDA DOS USA
DESCRITORES
DGP CNPq Consulta Parametrizada
Empreendedorismo FAVELA HOLDING
Empreendedorismo GETNET
Empreendedorismo IDEIA NO AR
Empreendedorismo TECNOLOGIAS SOCIAIS
Empreendedorismo VAINAWEB
Empreendedorismo WORDPRESS
Empregos em todo o Brasil
Empregos no UK para professores
ESCOLAS DE INGLÊS NA IRLANDA
FACULDADE DO DESPORTO - UNIVERSIDADE DO PORTO
FALCON EDITING
FASTFORMAT
FCT Portugal
FRANCÊS corretor ortográfico
FUNDO PARA PESQUISA
Geographic information system
Germinal
GLOBAL CITIES INDEX
GOOGLE CERTIFICATES
IDEB
Iguaba
Impact Zeitschrift für Sportpsychologie
Impacto Journal Measurement in Physical Education and Exercise Science
Impacto Journal of Sports Science and Medicine (JSSM)
Impacto Journal Physical Education and Sport Pedagogy
Impacto International Journal of Sport and Exercise Psychology
Impacto International Journal of Sports Marketing and Sponsorship
Impacto Journal of Sport Management
Impacto REVISTA INTERNACIONAL DE MEDICINA Y CIENCIAS DE LA ACTIVIDAD FÍSICA Y EL DEPORTE
Impacto Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
Impacto 0.6 International Journal of Sport Finance
Impacto 0.6 Science & Sports
Impacto 0.6 Sportverletzung Sportschaden
Impacto 0.7 2018 Impact Factor 0.719 Journal of the Philosophy of Sport
Impacto 0.7 Sport in Society
Impacto 1.23 International Journal of Sports Science & Coaching
Impacto 1.29 Communication & Sport
Impacto 1.3 International Journal of Performance Analysis in Sport
Impacto 1.3 International Journal of Performance Analysis in Sport
Impacto 1.5 Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education
Impacto 1.6 Journal of Sports Economics
Impacto 1.9 Journal of Sport and Social Issues (JSSI)
Impacto 1.9 Sport, Education and Society
Impacto 2.0 Research Quarterly for Exercise and Sport
Impacto 2.0 The International Review for the Sociology of Sport (IRSS)
Impacto 2.1 Sport Management Review
Impacto 2.2 European Sport Management Quarterly
Impacto 2.2 Journal of Applied Sport Psychology
Impacto 2.3 European Journal of Sport Science
Impacto 2.3 European Physical Education Review
Impacto 2.8 Journal of Sports Sciences
Impacto 2.8 Sports Health: A Multidisciplinary Approach (SPH)
Impacto 6.9 International Review of Sport and Exercise Psychology
Impacto Journal of Sport and Exercise Psychology
Impacto Journal of Teaching in Physical Education
Impacto Sociology of Sport Journal
Impacto South African Journal for Research in Sport, Physical Education and Recreation
Instituto Papai
International Review for de Sociology of Sport
INVERTEXTO
INVESTING
ISBN
Journal of Biosocial Science
Journal of Technology Management & Innovation
JOURNAL SCHOLAR METRICS
KPI INVEST FAVELA
Legislação sobre Inclusão
LIBRARY GENESIS
Livre Docente
Livre Docente decreto
Livro Política de Esportes para a Juventude
Livro sobre o MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO
Livros On Line Projeto Gutenberg
Livros On Line Biblioteca Mundial Digital
Livros On Line Centro Virtual Camões
Livros On Line Domínio Público
Maine de Biran
Marxismo
MEC LEGIS
Menengage
MORE
Motricidade - Revista Portuguesa
Nações Unidas
Núcleo de Pesquisas Aplicadas às Políticas Públicas de Esportes e Lazer
OURO COTAÇÃO
PASSAPORTE PORTUGUÊS EM PORTUGAL
PDF TO WORD
PEARL RESEARCH JOURNALS
PHYSICAL EDUCATION AND SPORT PEDAGOGY
PIB PER CAPITA
PLAGIARISMA
PLÁGIO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Plataforma democrática
Portal da Inovação
Portal do cidadão Portugal
Poupança
Projetos Esportivos Sociais
QUALIS
Ranking Mundial das Universidades
Ranking SCImago Institutions Rankings (SIR)
Ranking The World Top Incomes
Ranking TIME
Ranking Top Universities
Raspadinhas
Relatório Objetivos do Milênio
REVISTA ANDALUZA DE MEDICINA DEL DEPORTE
Revista Arquivos em Movimento
Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde
Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde
Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências Sociais
Revista Brasileira de Crescimento de Desenvolvimento Humano
Revista Brasileira de Educação
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (USP)
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Revista Ciência e Movimento
Revista Corpus et Scientia
Revista Cultura, Ciencia y Deporte
Revista de Educação Física (Exército)
Revista Educación Fisica y Deporte
Revista Espacios
Revista Esporte e Sociedade
Revista Estudos Feministas
Revista Etnográfica
REVISTA EUROPEAN JOURNAL OF SPORT SCIENCE
Revista Human Movement
Revista Human Movement Science
Revista Intercontinental de Gestão Desportiva
Revista Internacional de Ciencias del Deporte
REVISTA INTERNACIONAL DE MEDICINA E CIÊNCIAS DEL DEPORTE
Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte
Revista International Journal of History of Sport
Revista International Journal of Sport Management
REVISTA JOURNAL OF DANCE MEDICINE AND SCIENCE
REVISTA JOURNAL OF DANCE MEDICINE AND SCIENCE
Revista Journal of Operations and Supply Chain Management
Revista Journal of Physical Activity and Health
Revista Journal of Physical Education and Sports Management
Revista Journal of Teaching im Physical Education
Revista Journal of the Philosophy of Sport
Revista Lecturas Educación Fisica y Deportes
Revista Licere
Revista Linhas
Revista Lua Nova
REVISTA MAIS ANTIGA DA EUROPA (Edições de 1665 a 1946) - Le Journal des Sçavans
REVISTA MAIS ANTIGA DA EUROPA (Edições de 1909 a 2013) - Le Jornal des Sçavans
REVISTA MAIS ANTIGA DA EUROPA (Edições de 2008 a 2017) - Le Journal des Sçavans
Revista Motricidade
Revista Motrivivência
Revista Motriz
Revista Movimento
Revista Pensar a Prática
Revista Physical Culture and Sport Studies and Research
Revista Polis
Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
Revista Pulsar
Revista Salusvita
Revista Soccer and Society
Revista Sport, Education and Society
Revista Sportis
Revista the Open Sports Sciences Journal
Revista Veredas
Rio Convention Bureau
SCI HUB
Science & Sports
SCIENCE AND SPORT
SCIENCE AND SPORT
SEER
SF-36
SMALLPDF
Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos
Solidariedade Olímpica
Statista.com
Sustainable Brands
Teoria dos memes
The Global Information Technology Report 2009-2010
The Journal of the Leisure Studies Association
The Venus Project
The Zeitgeist Movement
UCINET
Unz Review
WARWICK
WEBQDA
WORDLE
Z Educational Review
Z IJDR
Z Interfaces da Educação
Z International Indigenous Policy Journal
Z International Journal of Humanities and Social Science
Z Journal of Education and Human Development
ZOOM CONFERÊNCIAS

Veja outros..

 

Webdesign e tecnologia by 3ip.