Professor Carlos Alberto Figueiredo da Silva - Escritor do Livro Racismo no Futebol




Caso Tinga

Carlos Alberto Figueiredo da Silva



Tinga se mostrou muito superior às ofensas, mesmo no calor do acontecimento. De fato, ele é | Foto: Divulgação/CEC
O Cruzeiro jogou mal e perdeu na estreia pela Libertadores. Fora de casa, levou a virada do fraco Real Garcilaso. Errou mais passes que o aceitável para um time profissional, num campo e estádio inimagináveis para a prática do futebol. Nada disso, entretanto, importa. A derrota faz parte do jogo. O racismo, não! Mas, não foi o que vimos no Peru, onde o volante cruzeirense Tinga foi alvo de manifestações das mais repudiáveis que o ser humano pode produzir.

Bastava Tinga beliscar a bola para vaias e sons que imitavam macacos ecoarem por todo o Estádio Huancayo. Não foram manifestações isoladas. Eram urros constantes de um preconceito arraigado, infame e, pior, globalizado. O episódio, entretanto, nada tem de novo. Casos como o de Grafite e DesábatoMáxi Lopes e Elicarlos, sem falar nos acontecimentos no Velho Mundo são a prova de que o racismo no futebol não é feito de fatos isolados. O próprio Tinga é vítima reincidente. Em 2005, quando atuava pelo Internacional, foi humilhado pela torcida do Juventude em um jogo do Campeonato Brasileiro.

A CBF nada faz. A Conmebol, menos ainda. Mas os clubes, especialmente o Cruzeiro no caso Tinga, poderiam fazer. Os sons de macaco ensurdeceram os representantes cruzeirenses no estádio, que deixaram o jogo transcorrer como se nada estivesse acontecendo. O árbitro da partida —que deveria ter cumprido a regra espontaneamente, não só por profissionalismo, mas em respeito a cor da própria pele— hora nenhuma foi pressionado a paralisar a partida. Até na súmula passou em branco. Nem mesmo o delegado do jogo reagiu.

É comum dirigentes de clubes, de instituições e representantes da mais alta cúpula do futebol apoiarem campanhas contra o racismo, vestirem camisas, estenderem faixas. Dilma se manifesta, Blater repudia o episódio em nome da Fifa, presidentes de clubes (até o do maior rival) se solidarizam, até mudar a cor do escudo a CBF mudou. Efetivamente, não agem. Nem mesmo reagem.

Paralisar a partida era uma atitude de respeito não só ao próprio Tinga, mas aos outros jogadores negros do grupo, aos milhares de torcedores que assistiam ao jogo, a uma nação inteira que se sentiu hostilizada pela imbecilidade de parte de um povo que, por ironia, tem um negro como maior ídolo da história de seu futebol. Faltou coragem!

O mais triste é perceber que o pensamento de muitos é, no mínimo, apático e complacente: “sair de campo de nada adiantaria, o time ainda perderia os pontos e correria riscos de sofrer punições da Conmebol”. Enquanto três pontos valerem mais que o respeito ao ser humano a situação continuará exatamente como está. 

#FechadocomoTinga

--

Bem, vamos à opinião que realmente interessa nesse post. O doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho e autor do livro “Racismo no Futebol”, Carlos Alberto Figueiredo, respondeu às questões do #DiadeJogo sobre o assunto. Leia!

Mário Filho, em seu livro "O negro no Futebol Brasileiro", de 1947, já falava sobre as contribuições dos negros para a formação da identidade do esporte brasileiro. Na reedição da obra, em 1964, as análises sobre a derrota da seleção na Copa de 1950 chamavam a atenção para a culpa que recaiu, especialmente, em Barbosa, Bigode e Juvenal, os três negros do grupo. Quase 70 anos depois, cá estamos nós tentando encontrar soluções para o mesmo problema. Porque evoluímos tão pouco no combate ao racismo no futebol?


O que estamos a presenciar são ecos do racismo. Este fenômeno por vezes se apresenta de forma sutil, escondido, camuflado; ou, então, de forma explícita. Diante de um ato racista tão explícito, como foi o que sucedeu ao Tinga, no jogo do Cruzeiro com o Real Garcilaso, tendemos, num primeiro momento, a acreditar que está ocorrendo um retrocesso civilizatório. Mas, duas problematizações devem ser realizadas. A primeira refere-se à questão do racismo não percebido, sutil, que está na nossa cara e não percebemos; a segunda refere-se aos atos visíveis e que provocam a indignação da sociedade.

Prof. Carlos Alberto Figueiredo | Foto: arquivo pessoal
No primeiro caso, do racismo sutil, de fato, temos muitas dificuldades até mesmo de defendermos a existência do racismo. No segundo caso, muitas ações têm sido realizadas para combater essa violência. No Brasil, temos legislações específicas que tipificam o racismo. Existem problemas? Sim, muitas vezes os atos são enquadrados como injúria racial e não como racismo. A FIFA também avançou um pouco neste sentido prevendo punições para atos racistas no futebol.

Penso que não estamos regredindo. A mídia atualmente tem se posicionado de forma contundente contra o racismo. Se observarmos outros períodos, a mídia reproduzia, de forma inconsciente, o racismo escondido na sociedade. As redes sociais são outra força no combate ao racismo. Entretanto, ao exacerbarmos nessas redes a defesa das vítimas dessa violência, não podemos cair no erro de atacarmos o outro, culminando com um nacionalismo xenofóbico e racista.

Ainda hoje muito se questiona sobre o fato de o Brasil ser ou não um país racista. Parte da sociedade não reconhece o preconceito como um problema latente por sermos um país miscigenado. As pesquisam que traçam o mapa da nossa sociedade, entretanto, estão aí para mostrar o contrário. Para além de casos explícitos de discriminação como o do volante Tinga, o racismo no futebol também se apresenta de forma velada?

A tese que defendo é a existência de um racismo para dentro e outro para fora. O racismo para dentro elege bodes expiatórios para, de certa forma, aplacar a ira da multidão. Temos dificuldade de assumir nossos erros, nossos fracassos. A saída que muitas vezes utilizamos é colocar a culpa no outro. No caso do futebol, principalmente nas derrotas, tendemos a culpar alguém. Quando o culpado é um jogador negro as alegorias utilizadas são metáforas discriminatórias que ferem não só o atleta, mas, principalmente, o ser humano. Isto é atenuado quando a culpa é atribuída a um jogador branco. Se formos observar o mercado de trabalho de treinador de futebol, veremos que são poucos os treinadores negros. Essa posição de comando parece ser destinada prioritariamente aos brancos. O técnico Lula Pereira já declarou publicamente as discriminações que sofre cotidianamente, e as dificuldades para se empregar como treinador de futebol.

O Brasil tem na história inúmeros jogadores negros de relevância incomparável. Somente citar Leônidas da Silva e Pelé já bastaria. Contudo, como você mesmo citou, ainda existem posições no mundo do futebol em que as barreiras não foram quebradas e os negros continuam com representações bastante tímidas, como os cargos de técnico, dirigentes de clubes e federações.  Com as políticas de combate ao racismo que temos, qual é a expectativa de que esse panorama se altere num futuro próximo?

De Moacyr Barbosa a Joaquim Barbosa, de Edson Arantes do Nascimento (Pelé) a Paulo Cesar do Nascimento (Tinga) vemos como os ecos do racismo se perpetuam. Teremos num futuro próximo alterações substantivas? Para ser coerente com a proposta do início deste texto: sim!, teremos mudanças profundas na sociedade no sentido de um superavit civilizatório. O déficit momentâneo será superado pela consciência humana, planetária, social que estamos a criar com a ajuda das redes sociais.
 
 

livros 
AUTOEXCLUSÃO-EDUCAÇÃO FÍSICA-REALIDADE

Este livro apresenta três estudos realizados no programa de pós-graduação em Ciências da Atividade F
 
sites 

Impacto Sport Marketing Quarterly
Impacto 0.2 The International Journal of the History of Sport
A arte de pesquisar
ABEC
ABED
Acordo Ortográfico
AGENDA 2020 - Comitê Olímpico Internacional
AGENDA 2030 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Amor de índio
Índice de Prosperidade dos Países
APA Ajuda on line
Aprenda Idiomas
Aprenda Inglês On line Free
Archivos de Medicina del Deporte
ATLAS DA COMPLEXIDADE ECONÔMICA
B P International publishes
Banco de Teses em Educação Física
Bulletin of Latin American Research
CÂMBIO
CÁLCULO AMOSTRAL
CAPES
Carreira Pública
CDBABY
Centro Esportivo Virtual
CEV BACKSTAGE
Ciências do Esporte
CLIMA
COLETIVO LUTAR E CONSTRUIR
Comunidade França Brasil
Concursos
COUNTRY METERS
CRIAR EMPRESA EM PORTUGAL
Curso de Francês
Custo de vida
DÍVIDA DO MUNDO
DÍVIDA DOS USA
DESCRITORES
DGP CNPq Consulta Parametrizada
Empreendedorismo FAVELA HOLDING
Empreendedorismo GETNET
Empreendedorismo IDEIA NO AR
Empreendedorismo TECNOLOGIAS SOCIAIS
Empreendedorismo VAINAWEB
Empreendedorismo WORDPRESS
Empregos em todo o Brasil
Empregos no UK para professores
ESCOLAS DE INGLÊS NA IRLANDA
FACULDADE DO DESPORTO - UNIVERSIDADE DO PORTO
FALCON EDITING
FASTFORMAT
FCT Portugal
FRANCÊS corretor ortográfico
FUNDO PARA PESQUISA
Geographic information system
Germinal
GLOBAL CITIES INDEX
GOOGLE CERTIFICATES
IDEB
Iguaba
Impact Zeitschrift für Sportpsychologie
Impacto Journal Measurement in Physical Education and Exercise Science
Impacto Journal of Sports Science and Medicine (JSSM)
Impacto Journal Physical Education and Sport Pedagogy
Impacto International Journal of Sport and Exercise Psychology
Impacto International Journal of Sports Marketing and Sponsorship
Impacto Journal of Sport Management
Impacto REVISTA INTERNACIONAL DE MEDICINA Y CIENCIAS DE LA ACTIVIDAD FÍSICA Y EL DEPORTE
Impacto Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
Impacto 0.6 International Journal of Sport Finance
Impacto 0.6 Science & Sports
Impacto 0.6 Sportverletzung Sportschaden
Impacto 0.7 2018 Impact Factor 0.719 Journal of the Philosophy of Sport
Impacto 0.7 Sport in Society
Impacto 1.23 International Journal of Sports Science & Coaching
Impacto 1.29 Communication & Sport
Impacto 1.3 International Journal of Performance Analysis in Sport
Impacto 1.3 International Journal of Performance Analysis in Sport
Impacto 1.5 Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education
Impacto 1.6 Journal of Sports Economics
Impacto 1.9 Journal of Sport and Social Issues (JSSI)
Impacto 1.9 Sport, Education and Society
Impacto 2.0 Research Quarterly for Exercise and Sport
Impacto 2.0 The International Review for the Sociology of Sport (IRSS)
Impacto 2.1 Sport Management Review
Impacto 2.2 European Sport Management Quarterly
Impacto 2.2 Journal of Applied Sport Psychology
Impacto 2.3 European Journal of Sport Science
Impacto 2.3 European Physical Education Review
Impacto 2.8 Journal of Sports Sciences
Impacto 2.8 Sports Health: A Multidisciplinary Approach (SPH)
Impacto 6.9 International Review of Sport and Exercise Psychology
Impacto Journal of Sport and Exercise Psychology
Impacto Journal of Teaching in Physical Education
Impacto Sociology of Sport Journal
Impacto South African Journal for Research in Sport, Physical Education and Recreation
Instituto Papai
International Review for de Sociology of Sport
INVERTEXTO
INVESTING
ISBN
Journal of Biosocial Science
Journal of Technology Management & Innovation
JOURNAL SCHOLAR METRICS
KPI INVEST FAVELA
Legislação sobre Inclusão
LIBRARY GENESIS
Livre Docente
Livre Docente decreto
Livro Política de Esportes para a Juventude
Livro sobre o MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO
Livros On Line Projeto Gutenberg
Livros On Line Biblioteca Mundial Digital
Livros On Line Centro Virtual Camões
Livros On Line Domínio Público
Maine de Biran
Marxismo
MEC LEGIS
Menengage
MORE
Motricidade - Revista Portuguesa
Nações Unidas
Núcleo de Pesquisas Aplicadas às Políticas Públicas de Esportes e Lazer
OURO COTAÇÃO
PASSAPORTE PORTUGUÊS EM PORTUGAL
PDF TO WORD
PEARL RESEARCH JOURNALS
PHYSICAL EDUCATION AND SPORT PEDAGOGY
PIB PER CAPITA
PLAGIARISMA
PLÁGIO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Plataforma democrática
Portal da Inovação
Portal do cidadão Portugal
Poupança
Projetos Esportivos Sociais
QUALIS
Ranking Mundial das Universidades
Ranking SCImago Institutions Rankings (SIR)
Ranking The World Top Incomes
Ranking TIME
Ranking Top Universities
Raspadinhas
Relatório Objetivos do Milênio
REVISTA ANDALUZA DE MEDICINA DEL DEPORTE
Revista Arquivos em Movimento
Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde
Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde
Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências Sociais
Revista Brasileira de Crescimento de Desenvolvimento Humano
Revista Brasileira de Educação
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (USP)
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Revista Ciência e Movimento
Revista Corpus et Scientia
Revista Cultura, Ciencia y Deporte
Revista de Educação Física (Exército)
Revista Educación Fisica y Deporte
Revista Espacios
Revista Esporte e Sociedade
Revista Estudos Feministas
Revista Etnográfica
REVISTA EUROPEAN JOURNAL OF SPORT SCIENCE
Revista Human Movement
Revista Human Movement Science
Revista Intercontinental de Gestão Desportiva
Revista Internacional de Ciencias del Deporte
REVISTA INTERNACIONAL DE MEDICINA E CIÊNCIAS DEL DEPORTE
Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte
Revista International Journal of History of Sport
Revista International Journal of Sport Management
REVISTA JOURNAL OF DANCE MEDICINE AND SCIENCE
REVISTA JOURNAL OF DANCE MEDICINE AND SCIENCE
Revista Journal of Operations and Supply Chain Management
Revista Journal of Physical Activity and Health
Revista Journal of Physical Education and Sports Management
Revista Journal of Teaching im Physical Education
Revista Journal of the Philosophy of Sport
Revista Lecturas Educación Fisica y Deportes
Revista Licere
Revista Linhas
Revista Lua Nova
REVISTA MAIS ANTIGA DA EUROPA (Edições de 1665 a 1946) - Le Journal des Sçavans
REVISTA MAIS ANTIGA DA EUROPA (Edições de 1909 a 2013) - Le Jornal des Sçavans
REVISTA MAIS ANTIGA DA EUROPA (Edições de 2008 a 2017) - Le Journal des Sçavans
Revista Motricidade
Revista Motrivivência
Revista Motriz
Revista Movimento
Revista Pensar a Prática
Revista Physical Culture and Sport Studies and Research
Revista Polis
Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
Revista Pulsar
Revista Salusvita
Revista Soccer and Society
Revista Sport, Education and Society
Revista Sportis
Revista the Open Sports Sciences Journal
Revista Veredas
Rio Convention Bureau
SCI HUB
Science & Sports
SCIENCE AND SPORT
SCIENCE AND SPORT
SEER
SF-36
SMALLPDF
Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos
Solidariedade Olímpica
Statista.com
Sustainable Brands
Teoria dos memes
The Global Information Technology Report 2009-2010
The Journal of the Leisure Studies Association
The Venus Project
The Zeitgeist Movement
UCINET
Unz Review
WARWICK
WEBQDA
WORDLE
Z Educational Review
Z IJDR
Z Interfaces da Educação
Z International Indigenous Policy Journal
Z International Journal of Humanities and Social Science
Z Journal of Education and Human Development
ZOOM CONFERÊNCIAS

Veja outros..

 

Webdesign e tecnologia by 3ip.